Os fracos dados económicos e a crise de dívida na Europa podem empurrar os EUA e a zona euro para uma nova recessão. Quem o diz é Nouriel Roubini, que previu a maior crise desde a Grande Depressão.
Segundo Roubini, que é citado pela CNBC, os Estados Unidos enfrentam desafios importantes na segunda metade do ano, sobretudo à medida que os efeitos das medidas de estímulo à economia forem desaparecendo.
Contudo, o economista diz que os Estados Unidos "parecem estar demasiado perto de uma nova recessão", um cenário que considera ter uma probabilidade de 20%.
Já no melhor dos cenários, sublinha o economista, a maior economia do mundo está a caminho de uma retoma tímida este ano, a situação mais provável (60%).
Diz Roubini que a também a zona euro enfrenta um risco acrescido de uma nova recessão, devido aos problemas de dívida de alguns países.
Mas mesmo que a zona euro não resvale para uma nova recessão, segundo o 'dr. optimista', o crescimento da procura na região será limitado, o que vai prenalizar o crescimento das exportações norte-americanas.
Fonte: sapo.pt
10 March
0 comentários:
Postar um comentário