quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Setor de serviços registra crescimento na zona do euro

LONDRES - O índice dos gerentes de compra (PMI) sobre a atividade no setor de serviços da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) subiu para 53,6 em dezembro, de 53,0 em novembro. Os dados, finais, foram divulgados hoje pela Markit Economics. De acordo com a pesquisa, a França e a Alemanha foram as condutoras da recuperação econômica na região, enquanto a Espanha registrou dois anos de contração contínua de atividade no setor de serviços.
Economistas esperavam que o índice da zona do euro subisse para 53,7. Um dado acima de 50 indica expansão da atividade. "Apesar de o PMI final de serviços ter vindo novamente levemente abaixo da leitura preliminar, a melhora no nível mês a mês sugere que o fôlego da recuperação continua aumentando", disse Chris Williamson, economista-chefe da Markit. O PMI composto, que mede a atividade industrial e no setor de serviços da zona do euro, subiu para 54,2 em dezembro, de 53,7 em novembro.
Na Alemanha, o PMI de serviços subiu para 52,7 em dezembro, de 51,4 em novembro. O PMI de serviços da França cedeu a 58,7 em dezembro, de 60,9 em novembro, mas ainda se manteve em nível forte. Já o PMI de serviços da Espanha caiu para 45,0 em dezembro, o menor nível em cinco meses.
"O setor de serviços da Espanha termina 2009 em nível baixo, atingindo a indesejável marca de dois anos de declínio contínuo na atividade", destacou Andrew Harker, economista da Markit. "Os dados de dezembro dão pouca indicação de que as condições vão melhorar no futuro próximo."
Reino Unido
O PMI sobre a atividade no setor de serviços do Reino Unido subiu para 56,8 em dezembro, de 56,6 em novembro, segundo os dados da Markit Economics. Este é o oitavo mês seguido em que o índice ficou acima de 50, mostrando expansão da atividade. Já o componente de novas encomendas subiu no maior ritmo desde setembro de 2007, sugerindo que a economia do país finalmente emergiu da recessão no último trimestre de 2009.
"Os dados de dezembro confirmam que o setor de serviços do Reino Unido registrou crescimento robusto durante o último trimestre de 2009", disse Paul Smith, economista sênior da Markit. As informações são da Dow Jones.

0 comentários:

Postar um comentário