O euro encerrou o pregão de ontem com resultados mistos em relação às principais moedas, após o Banco Central Europeu dando a entender que irá lentamente começar a retirar a liquidez de emergência.
O EUR ampliou ganhos frente ao iene japonês durante as negociações de ontem, sendo comercializado àcima de 132,85, em meio à uma ampla liquidação do JPY. Mas o euro também obteve baixa, perdendo mais de 50 pips em relação ao dólar, para fechar-se à 1,5055.
O BCE manteve a sua principal taxa de juros inalterada em 1%, um recorde de baixa, mas ainda superior às taxas da Reserva Federal e do Banco da Inglaterra. Taxas de juro mais elevadas podem dar suporte à uma moeda, já que os investidores transferem seus fundos para onde eles obtêm melhores retornos.
O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, disse na quinta-feira, que a economia dos 16 países que usam o euro, irá crescer a um ritmo moderado no próximo ano, mas que a recuperação será "irregular e sujeita a riscos."
Ele confirmou as especulações de que o BCE irá começar a desacelerar suas medidas extras, que incluem empréstimos baratos para os bancos que foram usados para fornecer ao sistema financeiro liquidez adicional, durante a crise financeira.
fonte:ibitimes
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário