Banco Central Europeu não irá socorrer países, como a Grécia, que atravessam uma grave crise de finanças públicas e dificuldades no pagamento da dívida externa, afirmou ontem um dos membros do conselho de governadores do BCE, Ewald Nowotny.
"Uma coisa é clara. O BCE não tem mandato nem intenções de apoiar a consolidação das finanças públicas de um determinado país", referiu Nowotny citado pelo The Wall Street Journal.
As declarações de Nowotny surgem depois de o Banco Central Europeu ter alertado para a possibilidade de as instituições financeiras da zona euro poderem registar novas perdas, devido a uma forte exposição aos países de leste e ao sector imobiliário, que ainda não emergiu da crise dos últimos tempos.
Um dos casos mais recentes de exposição a este factores de risco foi o do banco austríaco Hypo Group, que teve de ser socorrido pelo Governo para não cair na bancarrota. Nowotny apoia a intervenção, para reduzir margem para que os problemas do Hypo pudessem alastrar a todo o sistema.
Fonte: Publico. PT
0 comentários:
Postar um comentário