segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bolsas da Ásia seguem em baixa; HK perde mais 0,6%

Nas Bolsas da China, prevaleceram temores sobre redução no crescimento dos empréstimos e de alta na inflação

TÓQUIO - As preocupações com a fragilidade fiscal de países europeus voltaram a pesar nas bolsas asiáticas, mas não com a mesma intensidade da semana passada. Nesta segunda-feira, a maioria dos mercados da região fechou em queda, porém, menos acentuada.

Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng estendeu as perdas e caiu 114,19 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 19.550,89 pontos - nas duas sessões anteriores, o índice havia desabado 5,1%.
Nas Bolsas da China, prevaleceram os fatores domésticos, como os temores sobre uma redução no crescimento dos empréstimos e de uma alta na inflação. Com isso, os mercados fecharam com números mistos. O índice Xangai Composto baixou 0,1% e encerrou aos 2.935,17 pontos. Já o Shenzhen Composto ganhou 0,2% e terminou aos 1.099,15 pontos.
O yuan teve forte alta ante o dólar no final da sessão, depois de ligeira recuperação do euro nos mercados internacionais à tarde no dia de negociação asiático. Mas os ganhos do yuan foram muito limitados uma vez que a quase estabilidade da taxa de paridade central dólar-yuan e ampla expectativa de que Pequim não deixará a divisa elevar-se no futuro próximo desencorajou traders a tomarem posição. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8267 yuans, de 6,8271 yuans do fechamento de sexta-feira.
Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou estável, após apresentar o pior resultado em cinco meses. Com os investidores em compasso de espera, às vésperas do feriado de ano novo lunar, o índice Taiwan Weighted subiu apenas 0,04% e fechou aos 7.215,88 pontos.

Fonte: Estadão
Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, a queda das ações financeiras foi parcialmente compensada pelos papéis defensivos de companhias de telecomunicações e por algumas empresas de tecnologia de grande capitalização de mercado. O índice Kospi perdeu 0,9% e terminou aos 1.552,79 pontos.
Na Austrália, a Bolsa de Sydney recebeu uma sinalização ligeiramente otimista da recuperação das bolsas de Nova York no final dos pregões de sexta-feira.O índice S&P/ASX 200 teve elevação de 0,2% e fechou aos 4.521,4 pontos.
O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, baixou 0,3% e encerrou aos 2.846,60 pontos.
A Bolsa de Cingapura teve ligeira alta, superando o fraco desempenho regional na esteira dos fortes sinais vindos dos futuros dos EUA e das bolsas europeias. O índice Straits Times subiu 0,4% e fechou aos 2.693,62 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 1,7% e fechou aos 2.475,57 pontos, com vendas por fundos estrangeiros na maioria das blue chips em meio a crescentes preocupações sobre problemas de débitos na Europa; mas procura por ofertas fez o índice elevar-se da mínima intraday.
Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc perdeu 0,5% e fechou aos 688,09 pontos, porém acima da mínima intraday devido a procura por ofertas e ganhos no índice Dow Jones futuro. Investidores realizaram lucro para mitigar o risco, uma vez que estão preocupados com o forte déficit orçamentário em alguns países europeus.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 1,0% e fechou aos 1.235,22 pontos, maior baixa em 3 meses, premida pelo fraco sentimento devido a temores de que os problemas das dívidas na Europa vá afetar a recuperação econômica, com papéis financeiros e de imobiliárias liderando as perdas. As informações são da Dow Jones

0 comentários:

Postar um comentário