quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Previsão para a quinta-feira, dia CINCO de NOVEMBRO

A moeda americana não obteve nenhuns ganhos da Reserva Federal americana. A instituição informou que ia manter a taxa de juros a nível tão baixo por muito tempo. Isso indica o peso contínuo sobre o dólar, mesmo após as sessões do Banco da Inglaterra e do BCE, quer dizer na quinta o dólar não tem uma boa chance para se afastar dos mínimos atingidos. O euro/dólar vai continuar testando 1,4900 acima com o objetivo seguinte de 1,5000. A libra esterlina tentará bater o nível de 1,66. Além de sessões dos bancos centrais, a região européia fornecerá muito dados, que, segundo expetativas, devem ficar positivos, pressionando cada vez mais o dólar.

Resumo analítico do mercado Forex para o dia 4 de Novembro


O dólar americano e o iene japonês cairam suas posições frente aos seus adversários na quarta-feira. A moeda dos EUA  sofreu mais da pressão de expetativas bolsistas relativo à decisão da Reserva Federal sobre a taxa de juros principal. De acordo com humores do mercado, o Fed manterá sua taxa de juros a nível “extremamente baixo”, forçando os investidores a liquidar seus ativos em dólares e ienes. Como resultado, o euro/dólar cresceu para 1,4770, a libra bateu o nível de 1,6500. Ao mesmo tempo a unidade monetária européia foi incentivada pelas notícias da zona Euro: o índice PMI para o setor de serviços cresceu para 52,6 frente à previsão de 52,3 (o nível anterior).

A  abertura das bolsas de valores americanas apenas agravou a situação do dólar. O índice composto de ISM para o setor não manufatureiro caiu de 50,9 para 50,6, enquanto tinha sido esperado o progresso até 51,5. Os dados da ADP em relação de número de postos de trabalho no setor privado revelaram a redução de 203 mil. Tornou-se mais um sinal para que o Fed mantivesse sua política monetária atual. Assim, ainda antes que a decisão da Reserva Federal tivesse sido divulgado, o euro/dólar cresceu para 1,4845, a libra registrou o valor máximo de 1,6590, o dólar/iene manteve cotando a 91,00.

Pois, os investidores não ficaram surpreendidos pela decisão do Fed. Ás 19:15 hora GMT o anúncio não revelou nenhumas alterações, mantendo a taxa a nível de 0,25%. A unidade européia, tendo reforçado logo depois do anúncio do Fed até 1,4908, desceu para 1,4860 no final do pregão, o libra/dólar manteve negociando a 1,6550, o dólar/iene caiu para 90,50.


Euro recua face ao dólar em dia de reunião do BCE

O euro está, nesta manhã de quinta-feira, a desvalorizar face à moeda norte-americana, mas mantém-se acima dos 1,48 dólares.
A divisa da Zona Euro está em queda no dia em que se assinala a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). O mercado estima que o presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, mantenha as taxas de juro no mínimo histórico de 1 por cento.
Neste momento, o euro está a cair 0,24% e cada unidade vale 1,4845 dólares.

Fonte: diario.iol.pt

Bolsa de Lisboa inicia dia a perder 0,8 por cento

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em baixa com o principal índice, o PSI 20, a recuar 0,8 por cento para 8353,94 pontos.
Na quarta-feira, o PSI-20 encerrou em alta, a subir 1,72 por cento, para 8420,90 pontos, em linha com as principais bolsas europeias.

Obama diz que afastou ameaça de uma "ruína económica"

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse ontem, no primeiro aniversário da sua eleição, ter afastado num ano a ameaça de uma “ruína económica” e encorajado as reformas de fundo de que os Estados Unidos precisavam.
“O trabalho continua, mas nós vamos na boa direcção”, disse Obama, que assinalou este aniversário sem comemorações, seguindo depois para o norte do país para proferir uma palestra sobre a reforma escolar, um dos seus principais projectos de política interna para mudar a América.
Obama considerou ser seu dever, lembrar, sem ênfase, a data de 04 de Novembro de 2008, quando se tornou o primeiro negro eleito Presidente dos Estados Unidos, num discurso sobre a educação numa escola de Madison (Wisconsin).
O presidente falava um dia depois das derrotas sofridas pelos seus amigos democratas nas eleições para os cargos de governadores na Virgínia e em New Jersey, dois Estados que nas presidenciais de há um ano foram ganhos por Barack Obama.
“Há um ano, os norte-americanos foram às urnas em todo o país para votar pela mudança”, disse, provocando uma ovação no seu auditório de estudantes, pais e professores.
“Essa jornada eleitoral era uma jornada de esperança porque tudo era possível, mas era também um dia grave porque sabíamos que estávamos confrontados com múltiplos dificuldades e que o povo norte-americano ia ser posto à prova”, disse ao invocar a crise financeira ou as guerras.
A sua administração, instalada a partir de 20 de Janeiro, tinha então duas “obrigações fundamentais”.
“A primeira consistia em salvar a nossa economia de uma ruína iminente. E embora tenhamos ainda muito caminho a percorrer, fizemos progressos importantes nesta direcção”, disse.
A acção do governo contribuiu para sair da recessão este ano, destacou Obama, lembrando que “o ritmo das perdas de emprego diminuiu”.
A outra obrigação consistia em “rebentar o abcesso dos problemas que foram sendo adiados ano após ano, década após década”, declarou.
Orgulhou-se assim de ter iniciado as reformas da saúde, da escola e da energia.

Fonte:Publico.pt


Euro oscila em baixa frente ao dólar e libra

Em dia de anúncios sobre política monetária na Europa (BCE e BoE decidem níveis das taxas de juro esta quinta-feira), a moeda única europeia seguia a operar em baixa frente às principais contrapartes do sistema cambial.
Descendo de 1,49 dólares negociados na véspera, o euro oscilava 0,2%, para os 1,483 dólares, enquanto trocava a 0,8978 libras esterlinas, menos 0,2% face ao fecho de véspera.
Em relação à divisa japonesa, o euro marcava 132,8 ienes , igualmente a descer face aos valores de quarta-feira.
Depois do prolongamento do período de juros em mínimos históricos na economia do dólar, segundo anunciado ontem pelo Banco da Reserva Federal dos EUA, esta quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco de Inglaterra (BoE) realizam os respectivos anúncios de política monetária.
Na zona euro, a taxa de referência segue no mínimo histórico de 0,1% (desde Março), enquanto o BoE mantém a sua taxa directora a 0,5%, igualmente no valor mais baixo de sempre.

Fonte:diariodigital