quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

JPY - Iene Recebe Impulso com a Aversão ao Risco

O iene japonês, enquanto combina seus ganhos com os recentes do USD, provou ser um dos investimentos portos-seguros mais valiosos nesta recente desaceleração econômica.

O EUR/JPY, por exemplo, tem puxado para baixo muito dos outros pares principais, colocando forte pressão na venda sobre o euro, impulsionar a moeda japonesa a um nível de preços não vistos desde 17 de dezembro de 2009, em relação à moeda única da zona-euro.

Se as ações mundiais continuarem a cair neste ambiente de aversão ao risco, o iene pode continuar subindo assim como o dólar é previsto de fazer, se o mercado ficar em baixas expectativas.

Os poucos lançamentos do Japão estiveram menos do que excelentes, mas o JPY funciona melhor quando as bolsas da Europa e dos Estados Unidos caem, independentemente dos resultados econômicos da própria economia.

Se os dados de hoje continuarem a mostrar que a economia da Europa segue deteriorando-se, o iene provavelmente receberá mais apoio ainda, com um aumento da aversão ao risco.

EUR - Euro é Atrapalhado por uma Série de Dados Negativos

Os maus movimentos do euro não parecem ter qualquer sinal de pausa. Com as ações tendo sido negociadas em baixa, a aversão ao risco parece estar prevalecendo, assim como a força de moedas portos-seguros, como o USD e o JPY.

O EURO, de fato, atingiu sua maior baixa de 20 semanas contra o dólar, com a moeda americana parecendo ganhar mais admiradores nestes tempos difíceis. Sem nenhum dado que proporcione apoio, a moeda única européia pode continuar a cair.

No entanto, a queda do euro não vem à toa, já que a seqüência de recentes dados divulgados pela União Monetária Européia tem mostrado um declínio dos resultados das semanas anteriores.

O Índice da Opinião Econômica ZEW da zona-euro e da Alemanha apresentaram uma diminuição no consumo e otimismo empresarial em toda a região; a balança comercial da Itália esteve pior do que muitos previam; a situação da dívida da Grécia continua a deteriorar-se. Hoje pode haver uma das melhores oportunidades para haver uma recuperação, como também uma pora que poderá dizimar ainda mais a confiança no euro.

Os vários dados de hoje da fabricação e serviços da principais economias da zona-euro, são previstos para mostrarem uma melhoria neste setor. No entanto, se os números nçao forem sficientes, a opinião sobre o euro pode cair mais rapidamente do que já ocorre.

Os comerciantes devem estar alertas para qualquer sinal de deterioração, já que pode ser uma clara indicação de que o euro seja vendido contra à maioria de seus pares pela maioria dos investidores.

Euro cai pelo sexto dia para mínimos de cinco meses

O euro negoceia em mínimos de cinco meses, ao descer pela sexta sessão consecutiva para valores abaixo dos 1,41 dólares, pressionado pelo receio relativo à divida pública grega e de outros países-membros da Zona Euro.

O euro negoceia em mínimos de cinco meses, ao descer pela sexta sessão consecutiva para valores abaixo dos 1,41 dólares, pressionado pelo receio relativo à divida pública grega e de outros países-membros da Zona Euro.
O
euro desce 0,07% para 1,4096 dólares, depois de ter chegado a negociar no valor mínimo desde 18 de Agosto de 1,4068 dólares.
Esta é a sexta sessão consecutiva de perdas do euro face ao dólar, elevando para 2,85% a quda neste período, com os investidores a demonstrarem-se receosos relativamente à situação do endividamento público da Grécia e de outros países europeus, como Portugal e a Irlanda.
Ontem, o preço dos CDS da Grécia subiram 28,5 pontos base para o máximo histórico de 345,5, segundo os dados da CMA DataVision, citados pela Bloomberg. Os mesmos contratos para a dívida pública portuguesa e irlandesa também subiram.
Os CDS são contratos que permitem aos credores protegerem-se de perdas por incumprimento da dívida e os investidores utilizam-nos para especular sobre a qualidade de crédito, segundo explica a Bloomberg.
“As preocupações com alguns países da Zona Euro, como a Grécia, estão a aumentar os preços dos CDS, o que pode levar os investidores a venderem activos com maior risco”, disse o estratega do Royal Bank of Scotland, Akane Vallery Uchida à Bloomberg. “Isto deve pressionar o euro, que pode vir a testar o nível, psicologicamente importante, dos 1,40 euros”.