sexta-feira, 5 de março de 2010

Previsão para sexta-feira, dia 5 de março

Na sexta-feira, antes do início do pregão americano o mercado cambial deveria estar calmo, sem vibrações. Aparentemente todos os investidores serão focalizados na publicação da Massa Salarial Não Agrícola dos EUA, que, segundo previsões, deveria diminuir em 65 mil. Todavia, considerando a estatística relativamente positiva da ADP, é razoável esperar melhores estimativas bolsistas e o apoio para a moeda americana. Pois, no último dia da semana o dólar vai se consolidar até 1,35 frente ao euro, até 1,49 face à libra, até 90,00 contra o iene.

Resumo analítico do mercado Forex para quinta-feira, dia 4 de março

Na quinta-feira a situação no mercado cambial pareceu um jogo com um só objetivo. Mal se fixaram aos máximos recentes, o euro e a libra se encontraram sobre a pressão do dólar. A moeda única européia e a libra esterlina depreciaram na véspera do anúncio das taxas pelos Bancos Centrais da Inglaterra e da zona do Euro. A queda nas bolsas de valores mundiais também pesou sobre as moedas de alto risco. Finalmente, os problemas da dívida grega ficaram um peso-morto sobre as duas divisas: assim, ainda antes do meio-dia (hora GMT) o euro desceu abaixo de 1,3650, a libra caiu para 1,5020.

Enfraquecendo a pressão na véspera da publicação da política monetária por BCE e BoE, o dólar permitiu uma pequena recuperação a seus adversários. A seguir tanto o euro, como a libra devolveram parcialmente seus ganhos, uma vez que as taxas esperadas foram conservadas. O euro voltou para 1,3690, a moeda britânica cresceu até 1,51 (o máximo de dia 1,5131). Portanto, foi o mais possível para as moedas européias e o americano renovou seu curso ascendente sem mudar de rumo até o final do pregão.

A agência de qualificação Moody's baixou o rating do banco alemão Deutsche Bank AG de AA3 a AA1, agravando as preocupações sobre a crise na região européia. A informação junto com os dados econômicos americanos praticamente derribaram o euro, a libra, o iene e muitos outros oponentes do dólar. Pois, os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA diminuíram em 29 mil, enquanto as encomendas à indústria aumentaram em 1,7%.

Assim, no final da sessão o euro cedeu mais de 100 pontos, caindo abaixo de 1,36, a libra fechou na faixa de 1,5000-1,5050, o dólar/iene fixou-se um pouco acima de 90,00.