quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

BCE deverá manter taxa em 1% pelo oitavo mês consecutivo

O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter esta quinta-feira a taxa de juro de referência da Zona Euro em 1%, o valor mais baixo de sempre, pelo oitavo mês consecutivo. É pelo menos esta a previsão dos analistas e a expectativa do mercado.

Desde Maio que a autoridade monetária não mexe no preço do dinheiro. Por isso, os analistas antecipam que o BCE volte a manter as suas linhas orientadoras, remetendo eventuais novidades sobre operações de cedência de liquidez para Fevereiro ou Março.

Ainda assim, os economistas prevêem a entidade liderada por Jean Claude Trichet comece a aumentar o preço do dinheiro já na recta final deste ano (terceiro ou quarto trimestre), sendo que as taxas Euribor tendem a antecipar esse movimento. Ou seja, na prática, a expectativa é de uma subida das taxas de referência no horizonte possa começar a puxar as Euribor para cima.

Ainda assim, entre Dezembro de 2008 e Dezembro de 2009, com os juros em níveis mínimos, a Euribor a seis meses, a mais usada pelos portugueses como indexante do crédito à habitação, caiu cerca de 70%.

Em dezembro do ano passado, uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos e com um spread de 1% pagava uma prestação mensal de 760 euros, de acordo com cálculos da Agência financeira. Com a média deste mês, as famílias com condições semelhantes que virem a sua prestação revista em Janeiro, vão pagar apenas 568 euros, uma redução de 192 euros por mês, o que resulta, em termos anuais, numa poupança de 2.310 euros.

Fonte: diário.pt

0 comentários:

Postar um comentário