sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Resumo analítico do mercado Forex para a quinta-feira, dia 17 de dezembro

Na quinta o dólar americano conseguiu serpreender mesmo os peritos que tinham predicado o reforço dele. A preocupação geral dos investidores em relação do apertão da política monetária do Fed no futuro próximo junto com as dúvidas sobre a eficiência das medidas urgentes do governo grego para reduzir o défice orçamental provocaram a consolidação forte frente a todos os concorrentes.

A agência internacional Standard & Poor's baixou a classificação de crédito da Grécia de "А-" para "ВВВ+". Além disso, a estimativa como sempre mantem “negativa”. Pois, a qualificação do país ficou a mais baixa entre os 16 membros da zona Euro.

A incerteza dos traders afetou também o câmbio da libra esterlina. Convém mencionar, que a estatística econômica nacional da Grã-Bretanha não foi otimista: as vendas a varejo registraram -0,3% frente a previsão de +0,5%.

Como resultado o câmbio do euro/dólar depois de ter marcado marcou o máximo de 1,4537 na sessão asiática, rompeu sem dificuldades o suporte de 1,45 e a seguir 1,44, se aproximando bem junto do nível de 1,43 em meados do pregão americano (mínimo 1,4303).

A libra esterlina registrou a sua maior alta de 1,6341 em princípio do dia útil, mas depois caiu suas posições. Os dados desfavoráveis das vendas a varejo causaram o rompimento do suporte de 1,62, enquanto o valor mínimo do dia constituiu 1,6078.

Além do mais, o dólar fortaleceu após a Reserva Federal deu uma melhor avaliação da economia americana, sublinhando sua intenção de suspender a maioria dos programas anticrise para fornecer mais liquidez ao sistema financeiro.

Frente ao iene japonês o americano caiu para o mínimo de 89,54, portanto, o valor máximo constituiu 90,35. O franco suiço permitiu que seu rival americano subisse para o máximo de 1,0507.

Pois, os índices de ações na Europa e Ásia junto com os preços petroleiros desvalorizaram consideravelmente, agravando a situação dos adversários do dólar. Neste contexto diminuiu o apetite por risco dos investidores restituindo a moeda dos EUA como a de refúgio-seguro. Assim sendo, o USD reforçou suas posições, confirmando sua pretenção de liderança com o menor recuo dos máximos atingidos no final da quinta: o euro/dólar manteve cotado a 1,4350, a libra – a 1,6150, o iene não desceu abaixo de 90,00, o franco se fixou perto de 1,0470.

0 comentários:

Postar um comentário