sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

BCE concede 58,434 bi de euros

 

Frankfurt (Alemanha), 7 dez (EFE).- O Banco Central Europeu (BCE) injetou nesta segunda-feira no mercado 58,434 bilhões de euros a 1% em duas operações, o leilão semanal e outra operação de liquidez especial.

O banco europeu informou hoje que emprestou 55,779 bilhões de euros a 1% no leilão semanal, uma quantia muito baixa para uma operação de refinanciamento semanal ordinária que supera amplamente os 200 bilhões de euros, no geral.

O banco acrescentou que 111 bancos - um número também bem menor que o habitual - participaram da operação semanal, que será liquidada amanhã e vence em 16 de dezembro.

Além disso, o BCE injetou 2,655 bilhões de euros a 1% em uma operação de refinanciamento especial, que será liquidada amanhã, vence em 20 de janeiro de 2010 e que teve a participação de oito bancos.

O BCE conduz atualmente as operações principais de refinanciamento semanais mediante um procedimento de leilões a taxas de juros fixas, com concessão plena, ao mínimo aplicável, que é sua taxa básica de juros.

Deste modo, a entidade monetária europeia quer garantir que todos os bancos comerciais da zona do euro conseguirão a liquidez de que precisam.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, anunciou na semana passada os primeiros passos da retirada progressiva da injeção de liquidez ilimitada.

Fonte: Epa

0 comentários:

Postar um comentário