terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Comissão Europeia acredita que a recessão acabou

A zona euro já conseguiu pôr um ponto final na recessão mais grave que já alguma vez enfrentou, defendem os serviços da Comissão Europeia.
No relatório trimestral sobre a economia da zona euro produzido pela Direcção de Assuntos Económicos e Financeiros, Bruxelas assinala o regresso a taxas de crescimento económico positivas durante o terceiro trimestre deste ano, o que, segundo o documento, significa que "a mais profunda, longa e generalizada recessão na história da zona euro parece estar acabada".
O optimismo da Comissão é sustentado no facto de, durante o terceiro trimestre, a grande maioria dos países que têm o euro como moeda, ter registado já taxas de crescimento positivas, com as excepções a virem apenas da Grécia, Espanha e Chipre. Portugal registou um crescimento em cadeia de 0,7 por cento.


Os motivos para esta saída da recessão são, no entanto, muito específicos, diz o relatório e arriscam-se, em determinadas circunstâncias, a inverter-se. "A retoma na actividade económica reflecte a melhoria do ambiente externo e das condições financeiras, bem como as nunca vistas acções de política orçamental e monetária que foram adoptadas", afirma.

É desta forma que a Comissão deixa o aviso. A recuperação económica pode sair afectada se algum destes factores deixar de dar o seu contributo. Particularmente perigosa é a situação do sistema financeiro, onde as melhorias registadas não conseguem ainda apagar as ameaças que subsistem à saúde das contas do sector.

De igual modo, a forma como se irá processar o desaparecimento das ajudas públicas, quer por via orçamental, quer pela via monetária, pode ser decisivo. Uma saída demasiado brusca e feita antes de tempo poderia conduzir a uma quebra indesejada da procura agregada e a uma deterioração das condições financeiras nos países da zona euro.

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1414952

0 comentários:

Postar um comentário