segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

BCE pede que países da zona do euro reduzam déficit público

Berlim, 27 dez (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, pediu neste domingo aos países da zona do euro para que reduzam o seu déficit "o mais tardar em 2011".
"Para defenderem a confiança nas finanças dos Estados, os déficits orçamentais na zona do euro deverão ser reduzidos o mais tardar em 2011 e, em alguns países, em 2010", destaca Trichet, num artigo publicado no jornal alemão
Bild am Sonntag.
O presidente do BCE acrescenta que "na Europa e no mundo devem ser retiradas lições da crise financeira para tornar o sistema financeiro mais resistente".

A Grécia, que faz parte juntamente com outros 15 países da União Europeia - entre os quais Portugal -, da zona euro, foi recentemente sancionada pelas agências de notação financeira pela dimensão do seu déficit orçamental e da sua dívida.
Atenas duplicou recentemente a previsão oficial do seu déficite público e estima-o atualmente em 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano.
De acordo com as previsões de outono da Comissão Europeia, Portugal enfrentará também uma deterioração do déficit orçamental de 2,6% do PIB, em 2008, para 8% em 2009 e em 2010.

0 comentários:

Postar um comentário