terça-feira, 3 de novembro de 2009

Euribor cedem em todos os prazos

As taxas Euribor voltaram hoje a recuar em todos os prazos. O indexante a 6 meses foi o que mais desceu e já está quase em 1%, o nível em que se encontram actualmente os juros na zona euro.

A Euribor a seis meses, a mais usada nos créditos à habitação em Portugal, desceu para 1,001%, enquanto a taxa a doze meses recuou para 1,236%. Já o prazo a três meses escorregou para 0,720%.

As taxas de juro interbancárias estão em queda há mais de um ano mas tudo indica que a tendência de descida está no fim. A inversão deverá acontecer já no primeiro trimestre de 2010. Isto significa que os contratos revistos em Abril, e que utilizam a Euribor de Março como referência, poderão ser os primeiros a sentir a primeira subida da prestação. Pelo menos esta é a expectativa dos economistas contactados pelo Económico e reflectida nos futuros da Euribor a três meses.

Caso as expectativas dos investidores e especialistas se confirmem, a prestação mensal de um empréstimo revisto em Abril de 2010, poderá subir 9,15 euros face à última revisão.

As Euribor costumam seguir a taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE) e influenciam directamente a prestação da casa das famílias e o custo dos empréstimos dos bancos às empresas.

Fonte: Económico.

0 comentários:

Postar um comentário