terça-feira, 3 de novembro de 2009

Bolsas asiáticas fecham no vermelho; Xangai sobe 1,2%

A maioria dos mercados da Ásia terminou no negativo nesta terça-feira, apesar dos bons resultados de Wall Street. Fatores locais prejudicaram o otimismo dos investidores. Não houve negociações em Tóquio por ser feriado.

A Bolsa de Hong Kong teve baixa pelo segundo dia seguido, uma vez que os investidores realizaram lucros em ações de bancos chineses, mas Swire Pacific desviou da tendência e subiu 1,1% com a proposta de cisão de sua unidade imobiliária. O índice Hang Seng caiu 1,8% e fechou aos 21.240,06 pontos.
As Bolsas da China apresentaram a terceira sessão seguida de ganhos, influenciadas por reportagem que mostra que os empréstimos concedidos pelos quatro grandes bancos do país aumentaram em outubro. O índice Xangai Composto subiu 1,2% e encerrou aos 3.114,23 pontos. Já o Shenzhen Composto ganhou 1,7% e terminou aos 1.104,31 pontos. A ChiNext continuou a cair, com baixa em 80% das 28 ações.
A estabilidade na taxa de paridade central dólar-yuan levou a moeda chinesa a apresentar pouca variação em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8280 yuans, pouco abaixo do fechamento de segunda-feira, que foi de 6,8279 yuans.
A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em ligeira baixa, com os investidores andando de lado. O índice Taiwan Weighted caiu 0,2% e encerrou aos 7.322,93 pontos.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em queda pelo sexto dia seguido, puxada pelas perdas nas ações dos bancos locais. Os investidores continuaram a realizar lucros com ações dos bancos na esteira do pedido de concordata do norte-americano CIT Group. O índice Kospi recuou 0,6% e fechou aos 1.549,92 pontos.
Na Austrália, a Bolsa de Sydney não conseguiu sustentar a alta, mesmo com os ganhos moderados nas bolsas estrangeiras e nos mercados de commodities. Um aumento já esperado de 0,25 ponto porcentual na taxa básica de juros, para 3,5%, teve pouco impacto sobre o mercado. O índice S&P/ASX 200 baixou 0,2% e fechou aos 4.531,5 pontos.
O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou praticamente estável, aos 2.908,24 pontos.
A Bolsa de Cingapura teve queda, uma vez que os ganhos em Wall Street falharam em difundir-se nos mercados de ações regionais. O índice Straits Times recuou 0,9% e fechou aos 2.621,55 pontos.
O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 1,6% e fechou aos 2.334,10 pontos, pressionada por preocupações sobre nova desvalorização da rupia e pelas quedas em várias bolsas asiáticas.
O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, recuou 1,3% e fechou aos 668,48 pontos, marcando a quinta sessão de perdas. Pesos pesados de energia foram as principais perdedoras; petroquímicas e bancos tiveram mais tranquilidade.
O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.242,32 pontos."Fortes dados econômicos dos EUA ajudaram a conduzir os interesses para compras de manhã, mas realizações de lucros podaram os ganhos", disse um dealer. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Último segundo

0 comentários:

Postar um comentário