quarta-feira, 3 de março de 2010

Vendas no varejo caem 0,3% em janeiro na zona do euro

LONDRES - As vendas no varejo dos 16 países que utilizam o euro como moeda caíram em janeiro, uma indicação de que a economia da região não deverá crescer muito mais no início deste ano, em comparação com o fim de 2009. Segundo a agência de estatísticas europeia (Eurostat), as vendas no varejo recuaram 0,3% ante dezembro e 1,3% em relação a janeiro de 2009.
O declínio nas vendas, no entanto, foi menor que o esperado. Economistas projetavam queda de 0,5% em janeiro ante dezembro. O dado de dezembro foi revisado em alta e, agora, mostra que as vendas subiram 0,5% em relação a novembro. Originalmente, o dado apontava estagnação.
Em janeiro, as vendas de alimentos e bebidas caíram 0,1% em comparação com dezembro, enquanto as vendas de produtos não alimentícios recuaram 0,6%. Entre os 27 membros da União Europeia, as vendas no varejo caíram 0,3% ante dezembro e 1,6% ante janeiro de 2009.
Setor de serviços
O índice de atividade do setor de serviços dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu de 52,5 em janeiro para 51,8 em fevereiro, o crescimento mais fraco desde setembro do ano passado. Uma leitura acima de 50 indica que a produção está crescendo, enquanto um número abaixo deste nível indica contração.
Juntando a este dado o divulgado na segunda-feira, sobre atividade industrial, o resultado é que a produção do setor privado da zona do euro teve crescimento estável em fevereiro. O índice composto de produção da zona do euro ficou estável em 53,7 no mês passado, dentro das estimativas dos economistas.
Na segunda-feira, a empresa de informações financeiras Markit informou que o índice de atividade industrial dos gerentes de compra da zona do euro subiu para 54,2 em fevereiro, a máxima em 30 meses.
Na Alemanha, o PMI de serviços caiu de 52,2 em janeiro para 51,9 em fevereiro. Na França, o índice recuou de 56,3 para 54,6. O PMI de serviços da Itália teve leve queda, de 50,9 em janeiro para 50,8 em fevereiro. As informações são da Dow Jones.
Fonte:estadão

0 comentários:

Postar um comentário