segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Constâncio joga hoje futuro no BCE

 

Ministros das Finanças da UE vão tentar chegar a acordo sobre o nome do próximo vice-governador do Banco Central.

O futuro do governador do Banco de Portugal joga-se hoje em Bruxelas, onde os ministros das Finanças da Zona Euro vão tentar chegar a acordo sobre o nome do novo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE). Vítor Constâncio é um dos candidatos mais fortes ao lugar.

"Bem colocado" para substituir o grego Lucas Papademos, segundo fontes europeias, Constâncio conta, para já, com o apoio da Espa- nha, que assume a presidência da União Europeia desde o início deste ano. Isso mesmo foi já confirmado por uma fonte diplomática espanhola. Mas esse apoio não garante, por si só, a sua nomeação para o cargo.

Concorrendo com o governador do Banco Central do Luxemburgo Yves Mersh - outro dos nomes mais bem colocados para o lugar -, não vai ser fácil conseguir a "maioria qualificada" necessária para assegurar a escolha do governador português, admitem fontes europeias.

O terceiro nome na corrida é o responsável pela supervisão do sector financeiro belga, Peter Praet. No caso de os ministros das Finanças falharem um acordo claro sobre o nome a eleger até hoje ao fim do dia, a decisão poderá ser adiada para 15 de Fevereiro, data em que os ministros se voltam a encontrar em Bruxelas.

Aquele que conseguir a proeza de ser o candidato consensual dos responsáveis pelas Finanças da União Europeia será formalmente nomeado pelos chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados membros numa reunião marcada para 25 e 26 de Março.

A saída de Vítor Constâncio do Banco de Portugal acontece numa altura em que o papel regulador e fiscalizador daquela instituição foi posto em causa na sequência de vários escândalos da banca nacional, que envolveram operações suspeitas em bancos como o BCP, BPP e BPN.

Hoje, o Ecofin pode- rá decidir também o próximo presidente do Eurogrupo, que deverá ser o primeiro-ministro do Luxemburgo.

Fonte: Sapo.pt

0 comentários:

Postar um comentário