terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cautela com Fed pesa na Ásia, Dubai ainda anima algumas ações

Investidores se mostraram mais cautelosos antes da reunião do Federal Reserve sobre o juro norte-americano
HONG KONG - Investidores cautelosos antes da reunião do Federal Reserve sobre o juro norte-americano derrubaram parte das bolsas da Ásia nesta terça-feira, enquanto uma ajuda surpresa a Dubai na véspera continuou alimentando o apetite por risco e animando algumas praças.
Os mercados acreditam que o Fed vai reiterar a promessa de manter o juro muito baixo por algum tempo no fim de uma reunião de dois dias na quarta-feira, mas estão à espera de eventuais outros sinais sobre a política monetária.
"Há alguma cautela antes da reunião do Fed. Eu não acho que eles vão elevar os juros, mas dependendo dos comentários deles, o dólar pode cair, e isso está deixando os investidores de bolsas nervosos", disse Hideyuki Ishiguro, estrategista do Okasan Securities em Tóquio.
Na véspera, a decisão de Abu Dhabi de conceder US$ 10 bilhões a Dubai para evitar a moratória de uma estatal elevou os mercados globalmente.

O índice MSCI de ações da região Ásia Pacífico com exceção do Japão recuava 0,48%, a 407 pontos, às 7h30 (horário de Brasília).
Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 0,22%, para 10.083 pontos. A alta do iene pressionou empresas exportadoras, como a Advantest Corp, que perdeu 1,8%. A bolsa HONG KONG caiu 1,23%, para 21.813 pontos, e a de XANGAI perdeu 0,86%, a 3.274 pontos.
Os mercados foram abatidos por temores de que a China possa reduzir os empréstimos bancários após anunciar, na véspera, que irá conter a alta dos preços do setor imobiliário. Em TAIWAN houve queda de 0,15%, a 7.807 pontos.
Em SYDNEY, a bolsa teve alta de 0,42%, para 4.673 pontos. O destaque ficou com os papéis de energia, depois de a Exxon Mobil Corp anunciar a compra por US$ 30 bilhões da empresa de gás natural XTO Energy.
"A Exxon colocou um pouco de entusiasmo de volta ao mercado", afirmou Ivor Ries, analista do E.L. & C. Baillieu Stockbroking. Em CINGAPURA, o índice caiu 0,03%, a 2.798 pontos. SEUL se valorizou em 0,06%, a 1.665 pontos.
Fonte: Estadão

0 comentários:

Postar um comentário