quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

BCE empresta 96,9 mil milhões de euros a 224 bancos

Já são conhecidos os resultados do último leilão a 12 meses, e a baixo custo, realizado pelo Banco Central Europeu (BCE). A autoridade monetária da Zona Euro vai emprestar 96,9 mil milhões de euros a um total de 224 instituições bancárias.
Este foi o último leilão do BCE a 12 meses e com juros baixos. Apesar de ainda não se saber exactamente qual será o preço a pagar pelos bancos nesta operação será certo que ronda os 1%. Isto porque os juros cobrados nesta operação são a média mínima das taxas de juros.
Ou seja, é uma média dos juros cobrados pelo BCE, e como as estimativas apontam para que a autoridade monetária só comece a subir juros na segunda metade de 2010 e de uma forma moderada, as expectativas é que as taxa de juro paga pela banca nesta operação seja baixa.

De acordo com a Bloomberg recorreram a esta operação 224 bancos, tendo sido pedido 96,9 mil milhões de euros, um valor superior aos 75 mil milhões de euros estimados pelos economistas consultados por aquela agência noticiosa.
Este foi o primeiro, e único, leilão a 12 meses a ter uma taxa de juro indexada. Os anteriores financiamentos realizados desta forma contaram com um juro de 1%. No último leilão do género, o BCE cedeu 75,2 mil milhões de euros aos bancos, depois de em Junho ter “injectado” mais de 442 mil milhões no sistema financeiro.
Fonte: jornal de negocios

0 comentários:

Postar um comentário