quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Resumo analítico do mercado Forex para o dia 25 de novembro

 
O único impulso para grandes vibrações no decurso das negociações relativamente tranquilas da quarta ficou o Protocolo da sessão da FOMC de 3-4 de novembro. De acordo com o documento, a queda do câmbio americano foi reconhecida “objetiva” e a Reserva Federal vai monitorar como a desvalorização da moeda nacional afeta as expetativas inflacionárias da população dos EUA.
Assim, ficou evidente que o Fed concorda com a situação corrente e, como consequência, em breve não haverá quaisquer medidas para estabilizar o câmbio do dólar. Neste contexto o apetite dos investidores por risco se expandiu muito, provocando as vendas intensas da moeda americana.

Também pesou sobre o dólar a declaração do Banco Central da Rússia sobre a conversão provável duma parte das reservas monetárias ao dólar canadense para reduzir a dependência da divisa dos EUA. A notícia estimulou a moeda do Canadá que atingiu o valor máximo semanal frento ao amricano a marca de 1,0447.
O crescimento da libra esterlina frente ao dólar fraco foi moderado pelos números negativos do PIB britânico: o PIB em terceiro trimestre reduziu-se 0,3%, coincidindo com a previsão. Como resultado, o limite superior para o GBP/USD foi a marca de 1,6744, enquanto o euro e o franco continuavam atualizando as suas maiores altas mansais.
As notícias americanas também revelaram a dinâmica positiva: os pedidos iniciais de auxílio-desemprego foi inferior à previsão e registrou 466 mil contra 500 mil previstos. Ao mesmo tempo as vendas de casas novas em outubro marcou 430 mil frente à previsão de 404 mil, em particular, o indicador cresceu 6,2% frente a 0,4% predicado.
Pois, a agiotagem crescente ajudou a unidade monetária européia a reforçar até o máximo de 15 meses 1,5144, o franco superou o nível de paridade com dólar, registrando a sua maior alta de 19 meses 0,9954. Convém mencionar que a moeda suiça foi apoiada pelo Presidente do Banco central do país Jean-Pierre Roth que fez alusão sobre a saída do programa de estimulação a medida que a economia mundial vai consolidando.
No que diz respeito ao iene, ficou muito mais exigida após o Fed tinha declarado a falta das medidas para fortalecer o dólar. Neste contexto, os traders viram a maior vantagem na manutenção contínua das taxas de juros entre as duas moedas. Finalmente, o dólar/iene desceu para o valor mínomo de 10 meses 87,19.

0 comentários:

Postar um comentário