terça-feira, 17 de novembro de 2009

Bolsas e commodities sobem no lastro de recuperação econômica japonesa

Quando a segunda maior economia do mundo cresce a uma taxa anualizada de 4,8%, é sinal de que a crise deve estar com seus dias contados. Indicadores divulgados pelo governo japonês inspiram otimismo entre investidores e a segunda-feira (16) se traduz como um pregão de alta nas principais bolsas do mundo.

O crescimento reportado pelo PIB (Produto Interno Bruto) do Japão superou em muito os 2,9% previstos e reforça as projeções de recuperação econômica mundial. Já nos EUA, números divergentes dão o tom entre indicadores. O NY Empire State Index revelou uma atividade industrial na região de Nova York bem abaixo do esperado para novembro e do registrado em outubro.
Em contrapartida, o Retail Sales apontou forte alta de 1,4% nas vendas totais do varejo dos EUA no décimo mês do ano, embora a expansão registrada na base de cálculo que exclui o setor de automóveis tenha ficado abaixo do previsto. Por falar em indústria automobilística, a GM reportou prejuízo de US$ 1,15 bilhão no terceiro trimestre, mas mostrou-se otimista quanto ao futuro e anunciou planos de em breve pagar empréstimos concedidos pelo governo.
Fonte: Yahoo notícias

0 comentários:

Postar um comentário