segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bolsas asiáticas iniciam semana em forte alta

A redução dos temores sobre a crise de dívida do Dubai World, o principal conglomerado dos Emirados Árabes Unidos, fez com que as bolsas da Ásia se recuperassem e fechassem com resultados expressivos nesta segunda-feira (30). Não houve negociações nas Filipinas por ser feriado.
Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 687 pontos, ou 3,3%, e terminou aos 21.821,50 pontos, após ter perdido 4,8% na sexta-feira. Com grande exposição aos Emirados Árabes, os pesos pesado HSBC e Standard Chartered se recuperaram e subiram 4,3% e 4,2%, respectivamente. Entre os bancos chineses, Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) adicionou 4,7% e China Construction Bank saltou 5,2%. Em sua estreia, a operadora de cassino Sands China perdeu 10%.

Já nas Bolsas da China, outro fator a dar suporte ao mercado foi a declaração de Pequim de que irá manter a política econômica. O Xangai Composto subiu 3,2% e encerrou aos 3.195,30 pontos. Já o Shenzhen Composto avançou 4,2% e terminou aos 1.185,94 pontos. As ações de bancos e de seguradoras lideraram os ganhos do dia. Citic Securities disparou 6,9% e China Life faturou 3,6%. Shanghai Pudong Development Bank ganhou 2,6%. As varejistas também se deram bem: Suning Appliance teve alta de 7% e Shanghai Bailian Group terminou com elevação de 6,9%.
O declínio do dólar em relação às principais divisas internacionais, por causa da diminuição das preocupações com Dubai, fez o yuan se valorizar sobre a moeda norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado a 6,8271 yuans, abaixo do fechamento de sexta-feira, que foi de 6,8284 yuans.
Após atingir o pior fechamento em três semanas, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, se recuperou no encalço dos demais mercados regionais. O Taiwan Weighted subiu 1,2% e encerrou aos 7.582,21 pontos. Chi Mei ganhou 1%. AU Optronics avançou 0,6%. Chunghwa Picture Tubes fechou na alta limite diária de 7%. Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul avançou 2%, para 1.555,60 pontos. O ministro das Finanças reafirmou aos investidores que o impacto da dívida de Dubai sobre os mercados financeiros domésticos será limitado. Ele acrescentou que o governo vai monitorar a situação diariamente e tomará medidas, se necessário. KB Finance Group terminou com alta de 2,8% e Shinhan Financial Group subiu 3,2%.
Entre as construtoras, Samsung C&T Corp avançou 5%, Hyundai Engineering & Construction saltou 3,9% e GS Engineering & Construction ganhou 3,3%. No setor automotivo, Hyundai Motor avançou 4,7% e Kia Motors fechou com alta de 4,6%. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney fechou com um ganho de 2,8%, aos 4.701,3 pontos. BHP Billiton subiu 2,3% e Rio Tinto, 4,5%. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Jornal Comércio

0 comentários:

Postar um comentário