sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bolsa de Tóquio fecha em queda de 0,4% com baixa das commodities

A bolsa de valores de Tóquio fechou em queda, uma vez que as ações ligadas a commodities afundaram com a baixa dos preços do petróleo e dos metais. O pregão foi de poucos negócios por causa da espera pela divulgação dos balanços dos principais bancos japoneses, como Sumitomo Mitsui Financial Group (SMFG) e Mizuho Financial Group. O índice Nikkei 225 caiu 34,18 pontos, ou 0,4%, para 9.770,31 pontos. O índice encerrou a semana com perda de 0,2% e acumula baixa de 2,6% em novembro, mas permanece com alta de 10% no ano.
A reduzida atividade dos investidores estrangeiros foi parcialmente responsável pelo fraco volume de negócios, disse o analista Kenichi Hirano, da Tachibana Securities "Eles não estão necessariamente vendendo muito; apenas as ações japonesas já não são tão atraentes se comparadas a outros mercados asiáticos emergentes", observou Hirano. "A liquidez pode estar dando dinheiro novo aos investidores estrangeiros, mas eles preferem colocá-lo nas ações indianas e chinesas."

O estrategista Tsuyoshi Kawata, da Nikko Cordial, estimou que o Nikkei oscilará basicamente na faixa dos 9.600 a 9.900 pontos na próxima semana, exceto se houvesse grandes surpresas nos balanços dos principais bancos, como o SMFG e o Mizuho. Depois do fechamento, o SMFG anunciou que seu lucro líquido no primeiro semestre fiscal, encerrado em setembro, aumentou 48% em relação ao mesmo período do ano passado, para 123,54 bilhões de ienes.

As ações relacionadas aos recursos minerais ficaram em baixa, seguindo a queda das cotações do ouro, dos metais básicos e do petróleo. Os papéis da Sumitomo Metal Mining, que são considerados estreitamente ligados aos preços do ouro, do cobre e do níquel, caíram 1,1%.

"Há o temor de que a demanda real não seja tão forte quanto os ganhos de preço sugerem, com dinheiro especulativo reforçando as cotações dos metais e de outras commodities", alertou o analista Yoshiyuki Takano, da Tokai Tokyo Research Center. Os preços do níquel na Bolsa de Metais de Londres afundaram ontem para uma mínima de quatro meses com a alta dos estoques da Bolsa e vendas técnicas. Entre outras ações ligadas às commodities, Mitsubishi Materials perdeu 2,2%, Japan Petroleum Exploration caiu 2,9% e Marubeni baixou 2,1%.

As empresas de transporte marítimo lideraram o declínio geral do mercado em meio às preocupações sobre a perspectiva de lucros com as operações de transporte de contêineres, segundo o analista Mitsuru Miyazaki, da SMBC Friend Research Center. Nippon Yusen caiu 3,5 e Kawasaki Kisen Kaisha afundou 3,9%. Miyazaki disse que as ações podem encontrar sustentação em breve na procura por pechinchas, pois o Índice Seco do Báltico subiu pela 11ª sessão consecutiva e há expectativa de crescimento da demanda chinesa por minério de ferro.

Contrariando a tendência, a operadora de lojas de conveniência FamilyMart disparou 6,9% depois de a empresa anunciar que comprará sua concorrente menor am/pm Japan, numa operação avaliada em cerca de 12 bilhões de ienes. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Jornal do Comércio

0 comentários:

Postar um comentário