segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BCE alerta contra retirada das medidas de apoio económico

A autoridade monetária europeia não tem certeza de que a economia da zona euro está pronta para a retirada prematura das medidas de estímulo por parte dos Governos.

“Ainda não sabemos qual a medida em que a incipiente retoma económica tem força própria para permitir a retirada dos programas de estímulo sem que existe o perigo de uma nova quebra da actividade”, afirmou hoje em Madrid o membro do Conselho do Banco Central Europeu, Miguel Angel Ordoñez, citado pela Bloomberg.
Ordoñez, que também é governador do Banco de Espanha, avisou que uma retirada precoce das medidas de apoio poderá colocar em causa a recuperação económica, mas que se estas foram eliminadas demasiado tarde o crescimento poderá ser prejudicado.

Quanto à inflação, o mesmo responsável precisou que esta deverá ficar em terreno “positivo, e irá ficar em níveis moderados no futuro próximo, não sendo visto por agora nenhum risco de deflação”.
No início do mês, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, revelou que em Dezembro a autoridade monetária europeia irá anunciar a retirada de algumas medidas de apoio ao sector financeiro.

Fonte: BCE

0 comentários:

Postar um comentário